sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Machadinha Sueca

Nesta postagem venho apresentar a “Machadinha Sueca Wildlife” da empresa Gränsfors Bruk.

A EMPRESA

A Gränsfors Bruk (GB) é uma tradicional fabricante sueca de machados e machadinhas e vem fazendo isso desde 1902. Certamente não é preciso dizer muito mais sobre a qualidade de seus produtos, pois resistir no mercado todo esse tempo, passando inclusive por duas guerras mundiais, não é para qualquer empresa. Essa empresa prima muito pela qualidade e durabilidade de seus produtos e cada machado/machadinha é assinado (estampado no aço mesmo) com as iniciais do artesão que o fez. Não é por menos que os produtos possuem uma garantia de 20 anos (vá procurar algo no Brasil que de uma garantia desse tipo).
A Gränsfors Bruk com uma visão à frente percebeu a partir de 1989, que precisariam estar preparados para atender um novo nicho de mercado que se formaria no futuro para os machados/machadinhas, composto principalmente de campistas, fazendeiros, bushcrafters, caçadores e cortadores de lenha.

A primeira impressão quando se olha a machadinha  é espetacular, simplesmente muito bem feita. Essa impressão é ainda  reforçada pelo fato de que cada machado/machadinha Gränsfors Bruk é forjado individualmente à mão, usando métodos e técnicas não amplamente difundidas desde os meados de 1800. Cada etapa do processo de produção é meticulosamente examinado e controlada.

A MACHADINHA

A machadinha Wildlife (vida selvagem) da GB é uma ferramenta muito útil e prática para a atividade mateira, principalmente pelo seu tamanho muito adequado. É uma machadinha pequena e leve que pode ser facilmente transportado com sua bainha de couro presa ao cinto. 



Mesmo ele sendo pequeno, ele é capaz de realizar uma série de atividades com maestria como, por exemplo, cortar galhos e troncos, rachar lenha e mesmo trabalhos mais minuciosos como fazer entalhes, trabalhar com madeira (woodcarving), cortar alimentos, entre outras várias aplicações.

CARACTERÍSTICAS

A machadinha Wildlife tem 612 gramas e sua cabeça é de aço carbono de alto teor forjada a mão. Ele tem um comprimento total de 34,5 cm, com uma lâmina de corte de 7,7 cm de comprimento. 


O cabo é fabricado com madeira “American Hickory” classe "A" e acabamento com óleo de linhaça e uma camada de cera de abelha. É possível observar que é deixado um pedaço do cabo de madeira saindo para cima do olhal, isso ajuda a fixar melhor a cabeça da machadinha ao cabo.


A bainha é muito bem feita e cobre a a cabeça da machadinha, protegendo contra cortes acidentais. A bainha permite que a machadinha seja carregada junto ao cinto, pois possui uma alça com botão de pressão.



O perfil da machadinha Wildlife é um dos mais finos dos modelos produzidos pela GB, o que torna esse pequena grande machadinha uma ótima ferramenta para trabalhos de entalhes. Coisas como aparar galhos, rachar lenha, cortar pequenos troncos, entalhes são feitos com facilidade por essa machadinha. 
O equilíbrio da machadinha Wildlife é também muito bom. Na utilização você percebe como isso pode influenciar no rendimento do seu trabalho.


Cada produto Gränsfors Bruk é entregue com um manual que contém diversas informações sobre a história da empresa, dicas e cuidados. 


A machadinha Wildlife é um pequeno machado. Ele não é o mais adequado para atividades que requeiram grandes esforços, como, por exemplo,  derrubar troncos grossos. Para isso um machado seria uma melhor opção. Mas quando se trata de andar vários quilômetros em uma caminhada com ele na mochila ou passar alguns dias na mata, ela se torna uma ótima opção e realiza as tarefas de um acampamento facilmente. 

ESPECIFICAÇÕES

Peso da Cabeça: 454 gramas
Tipo de Aço: Aço carbono sueco de alto teor forjado a mão
Comprimento Total: 34,5 cm
Comprimento da Lâmina: 7,7 cm
Peso Total (s/ bainha): 612 gramas




Um comentário :

  1. Opa amigo, muito legal o post, de onde você comprou uma machadinha aqui no Brasil?
    tenho interesse mas com impostos fica muito caro. Um abraço!

    ResponderExcluir