terça-feira, 18 de março de 2014

Métodos de Fogo

O fogo é algo surpreendente e de extrema utilidade. Nas atividades mateiras ele nos permite cozinhar, purificar água, iluminar, aquecer, espantar animais, além de ajudar muito no fator psicológico elevando o moral. Só por esta razão você precisa ter uma maneira confiável de fazer o fogo a qualquer momento...

Existem diversas formas de se iniciar o fogo e é importante que a pessoa possa praticar todas elas, afinal bushcraft é também você praticar as diversas formas da arte mateira.


MÉTODOS MAIS COMUNS


FRICÇÃO

Este provavelmente é o método mais difícil de se conseguir fogo, pois utiliza o calor gerado pelo atrito de materiais mais moles e sofre grande infuência da umidade. Existem diversos tipos de fogo por fricção, como, o arco e broca (bow drill), mão e broca (hand drill), fricção com bambu, entre outros. Todos eles utilizam o atrito entre madeiras para a geração de calor e posterior geração da brasa.
O fogo por fricção é feito utilizando materiais encontrados na natureza (madeira e fibras naturais). Se por um lado a coleta dos materiais pode ser relativamente simples, o método para geração da brasa é bastante trabalhoso e desgastante. No entanto, é necessário praticar para dominar desde a preparação dos materiais até a aplicação da técnica em si. 
Por exemplo, a utilização do método de fricção por arco e broca, requer além da habilidade com a técnica, saber escolher fibras naturais encontradas no local para a criação da corda do arco.

FLINTSTEEL (PEDRA E AÇO)

A criação de faíscas através do atrito teve início quando o homem descobriu a pirita de ferro (ou simplesmente pirita). Ele percebeu que quando a perita era batida contra uma outra pedra (sílex ou quartzo) as faíscas eram geradas. Esse atrito entre as pedras gera faíscas, porém muito pequenas, em menor quantidade e a temperatura também é bem mais baixa se comparada a uma pederneira, por exemplo.
Quando o homem dominou a tecnologia do aço, ele percebeu que quando o aço é colidido contra a pedra (silex ou quartzo) também ocorre a geração de faíscas. A faísca tem uma temperatura maior se comparada a faísca gerada pela pirita, mas ainda bem menor que a gerada pela pederneira.
Neste caso também uma boa forma de propagar a faísca proveniente do atrito entre a pedra e o aço é a utilização do tecido carbonizado.

FÓSFORO OU ISQUEIRO

O fósforo que tanto utilizamos nos dias de hoje foi criado em 1826 e posteriormente em 1903 surgiram os primeiros isqueiros, uma forma mais moderna de fazer fogo e transportá-lo. A grande utilização dos fósforos e isqueiros é pela sua facilidade de utilização, sem a necessidade de grandes habilidades do usuário.
Os pontos negativos é que são mais limitados quanto a quantidade e acabam mais rapidamente, se comparados as pederneiras, por exemplo. Também sofrem grande influência da umidade (hoje já é possível encontrar fósforos a prova d'água). 

FIRESTEEL (PEDERNEIRA)

A pederneira provavelmente é o método mais garantido de se conseguir faíscas. A pederneira é feita de um material chamado ferrocério e quando este material é raspado contra uma superfície dura (normalmente utilizado o dorso da lâmina da faca) uma grande quantidade de faíscas a 3000°C são liberadas e são quentes o suficiente para incendiar pequenos gravetos secos. Uma ótima forma de propagar a faísca proveniente da pederneira é a utilização do tecido carbonizado.
A pederneira pode ser utilizada mesmo molhada sem afetar em nada a geração de faíscas (isso é muito conveniente no caso do equipamento ficar encharcado e for necessário produzir fogo para evitar a hipotermia). É um item bastante difundido pela sua simplicidade de uso e pela garantia de funcionamento.


Quando utilizar qualquer um dos métodos descritos, tenha sempre em mente que é preciso já ter preparado os materiais que servirão de combustível e que receberão a brasa ou a chama inicial (no caso do fósforo ou isqueiro).
Veja que é importante sempre ter em seu kit uma forma de fogo moderna e não contar com a sorte de conseguir fogo com um método primitivo.


6 comentários :

  1. Muito bom artigo.
    Realmente, fazer fogo em campo, não é tão simples como muitos imaginam, principalmente com técnicas primitivas, é preciso treino, muito treino.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, na hora o bicho pega !!
      Obrigado pela visita...

      abraço

      Excluir
  2. Muito legal irmão,boa a iniciativa deste seu blog quero estar acompanhando as sequencias.um abraço fera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela consideração e incentivo ao trabalho ! Espero poder sempre atender a expectativa dos amigos da lida mateira...

      abraço.

      Excluir
  3. gostaria de comprar um kit de arco e broca, alguém sabe me in formar algum????

    ResponderExcluir