quarta-feira, 5 de março de 2014

Arnica

A arnica, de nome científico Lychnophora pinaster Mart, é uma planta medicinal da família da Asteraceae muito utilizada como remédio caseiro para escoriações, mas que também se mostrou útil no tratamento de lombrigas, mordidas de animais, contra a flatulência e como diurético, quando utilizada na forma de tintura.

Outros nomes populares da arnica são: betônica, betônica-das-montanhas, tabaco das montanhas, panaceia-das-quedas, craveiro-dos-alpes, arnica-europeia, quina-dos-pobres.

PROPRIEDADES DA ARNICA

A arnica possui propriedades desinfetante, anti-inflamatória e antimicrobiana, pois possui lactonas sesquiterpênicas, do tipo helenolídeo, além de flavonóides como a isoquercetina, astragalina e luteolina-7-glicosídeo, e óleos essenciais como timol e seus derivados, ácidos carbônicos e cumarinas como umbeliferona e escoletina.

PARA QUE SERVE 

Uso externo: Auxiliar na cicatrização de feridas, lesões desportivas, ropturas de ligamentos, hematomas, contusões, fibromialgia.
Uso interno: vermes, flatulência, inchaço.

MODO DE USAR

Chá para compressa: Colocar 1 colher (de chá) da erva para cada 250 ml de água. Aplique morno com a ajuda de um tecido sobre a zona a tratar. Pode-se também utilizar este chá para fazer gargarejos para dor de garganta ou garganta inflamada.

EFEITOS COLATERAIS

Em caso de superdosagem pode haver tontura, tremores, taquicardia ou arritmias cardíacas. Por isso o uso interno da arnica, deve respeitar as orientações do homeopata.

CONTRA-INDICAÇÕES

O uso interno da arnica, só deve ser feito através da tintura de arnica ou de remédios homeopáticos com arnica, sob orientação do médico homeopata, pois ela pode ser tóxica.




0 comentários :

Postar um comentário