segunda-feira, 24 de março de 2014

Aranha de Teia

Em uma caminhada pela Mata Atlântica aqui de SC neste final de semana, nos deparamos com diversas aranhas e suas teias gigantescas que cruzavam a trilha. Acabei hoje por curiosidade pesquisando qual poderia ser essa espécie e acabei encontrando a seguinte informação.





Nephila clavipes é uma espécie comum de aranha. Vive nas regiões mais quentes das Américas, podendo ser encontrada da Argentina aos Estados Unidos, o que inclui também o Brasil. Suas grandes dimensões, seu formato exótico e sua bela coloração a torna distinta entre as demais aranhas. Como é comum nas espécies do mesmo gênero (Nephila), a fêmea é muitas vezes maior do que o macho.

As fêmeas destas aranhas constroem teias enormes, muito bem elaboradas e simétricas, às vezes chegando a 1 metro de diâmetro. Elas as elaboram estrategicamente entre os galhos das àrvores, numa altura em que costumam voar insetos como borboletas, mariposas, gafanhotos, dentre outros, das quais ficam presos na teia e de que essas aranhas se alimentam.


É uma espécie de aranha tecedeira, construindo teias grandes circulares de coloração amarelada. Os fios altamente resistentes são entrelaçados com fios de reforço na área central da teia em forma de zig- zag.
A seda pegajosa de sua teia é conhecida por sua grande resistência, sendo às vezes comparada com cabos de aço (no sentido proporcional). Tamanha resistência faz com que até mesmo pequenos pássaros (beija-flor), em pleno voo, sejam capturados pela teia.

No Brasil, estas aranhas são encontradas por toda a Mata Atlântica. Por ser um animal peçonhento, estas aranhas, naturalmente, podem picar o homem. Entretanto, não são animais agressivos, dificilmente abandonam suas teias e a ação de seu veneno não tem importância médica, causando no homem apenas vermelhidão e leve dor no local da picada. Exceções ocorrem nos casos em que a vítima é alérgica a este tipo de picada, onde neste caso, deve-se procurar atendimento médico.


2 comentários :

  1. Impressionante a quantidade que havia no local, bem como o tamanho delas.
    Muito bom artigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Allan e a bichinha é peçonhenta, mas veneno muito fraco para seres humanos... menos mal !

      abraço

      Excluir