domingo, 2 de março de 2014

Broto de Bambu

Nesta postagem mostro algumas informações sobre o bambu, o seu broto e os passos para a preparação do "Broto de Bambu" como alimento. 

O BAMBU

Bambu é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, uma da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa sub-família se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).
As opiniões variam muito e novas espécies e variedades são acrescentadas ano a ano, mas calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até acima de 4000m).
O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.
Uma matéria vegetal assim como o algodão ou o linho, o bambu tem em seu favor alguns trunfos suplementares. A sua fibra, extraída de uma pasta celulósica, se caracteriza pela sua característica homogênea e pesada (ela não amassa) e seu aspecto suave e reluzente, parecidos com os da seda. Sobretudo, ela possui virtudes respiratórias, anti-bacterianas.


O BROTO

O bambu possui um crescimento bastante rápido e, portanto muitas vezes vemos um pequeno broto em um bambuzal e, um ou dois dias depois ele já está muito maior. O broto de bambu a ser coletado não deve ultrapassar os 35 cm de altura (aproximadamente), pois maior que isso já está muito fibroso e não indicado para o consumo. 
A coleta do broto de bambu é feita diretamente com as mãos sem a necessidade de qualquer ferramenta. Para isso basta pegar o broto firmemente com a mão e dobrá-lo a direção do chão. Feito isso o broto já se "destaca" próximo do solo e está pronto para ser preparado.
Aqui na região de Mata Atlântica de SC o período de maior quantidade de brotos de bambus é no período de maior calor e chuva (Janeiro, Fevereiro e Março), sendo que é possível coletar os brotos praticamente o ano inteiro, porém com menor quantidade.

O broto de bambu é bastante usado no oriente. Ele é rico em nutrientes, tais como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.

PREPARO



Brotos de bambu com aproximadamente 35 cm de comprimento. Esses foram coletados em um bambuzal de uma propriedade particular no mês de Janeiro.
Lave os brotos de bambu com água corrente e um pouco de sabão neutro antes de começar o preparo (isso se estiver em casa, no mato utilize água corrente do rio).



Comece descascando o broto de bambu retirando as camadas mais externas, conforme mostra a imagem ao lado.

Retire a casca até que se chegue na parte interna do broto com a cor bem branca.



Para saber quando parar de descascar, coloque a unha e perceba que ela entra com facilidade. Se a unha entrar com dificuldade que dizer que ainda tem muita fibra e portanto é preciso descascá-lo ainda mais.
As pontas de cor marrom e verde dever ser tiradas também.







A imagem ao lado mostra a quantidade de resíduo de casca de somente quatro brotos de bambu. Isto mostra que o rendimento é bem baixo.




Após retirar toda a casca do broto de bambu, eles ficam parecendo palmitos.
Coloque os brotos em uma panela com água e ferva. Quando a água ferver adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio (eu utilizo fermento de bolo Royal) que irá ajudar a retirar as toxinas e consequentemente o amargo.
Deixe ferver por uns 10 minutos. Observe que a água fica amarelada. Troque a água e faça o mesmo procedimento por mais duas ou três vezes. 




Após três ou quatro fervuras, o resultado é um broto de bambu bem macio e de cor bem clara, como mostra a imagem ao lado.





Está pronto para o consumo !
O broto pode ser consumido sem tempero algum ou como sugestão, pode ser feito uma conserva com um pouco de água, vinagre, sal e pimenta preta...
Também pode ser feito refogado e fica muito bom com molho shoyu.





0 comentários :

Postar um comentário