sábado, 8 de março de 2014

Apito Mateiro - 01

Nesta seção são mostrados os passos para criação do "Apito Mateiro" feito simplesmente de um galho.

Materiais utilizados: Galho, Faca Mora Triflex e Serra dobrável Tramontina.





O apito mateiro é um importante equipamento quando se pretende fazer qualquer atividade mateira ou trekking, pois no caso da pessoa se perder, o apito tem um alcance muito maior que nossa voz. 






PROCEDIMENTOS



Cortar um ramo de galho com o tamanho aproximadamente de 10 cm e a bitola da largura aproximada do polegar, conforme mostram as imagens.














Faça um pequeno entalhe com um corte de 90 graus e outro em seguida de aproximadamente 45 graus criando o entalhe. Também faça um vinco na casca em toda a circunferência do galho. As imagens mostram o procedimento...















Agora é preciso fazer dois entalhes na ponta do apito (local onde a boca irá encostar). O entalhe superior deve ter um ângulo maior.









O entalhe inferior possui um ângulo menor (menor inclinação).
















Com um outro pedaço do galho ou até mesmo com o cabo da faca, bata levemente sobre a casca do galho afim de desprender a casca do miolo do galho.







Após bater levemente, com as duas mãos segure o galho (uma mão em cada lado do vinco) e torça a casca levemente em direções opostas. Desta forma a casca irá de desgrudar do miolo.








Puxe com cuidado a casca para fora e o resultado fica conforme mostrado na imagem ao lado.







Agora aumente o entalhe feito anteriormente de forma que fique algo próximo como o mostrado na imagem ao lado.
Também deve ser retirado um pouco de madeira aplainando o topo do apito até o entalhe. Aqui que o fluxo de ar irá passar...






Recoloque a casca junto ao miolo do galho de forma que fique na mesma posição, ou seja, o entalhe da casca deve coincidir com o entalhe do miolo, conforme mostra as imagens.















Nesta imagem é possível ver o buraco por onde o fluxo de ar irá passar gerando o ruído.









O apito está finalizado !







Teste do Apito



0 comentários :

Postar um comentário