sábado, 8 de março de 2014

Suporte para Panelas

Neste artigo vou demonstrar como fazer um "Suporte para Panela" bem funcional e prático. É preciso trabalhar com entalhe para a fabricação do suporte, uma ótima hora para colocar em prática as suas habilidades.
Materiais utilizados: Galhos, Serra dobrável Tramontina e Faca Mora Triflex.

Quando tenho tempo e vou para o mato, gosto muito de fazer fogo com lenha para cozinhar as refeições. E aqui apresento uma maneira de fazer um suporte para a panela bastante rápido e prático. Esse suporte permite fazer a regulagem de altura da panela sobre o fogo, o que pode ajudar bastante o cozimento do alimento.

SUPORTE PARA AJUSTE DA ALTURA

Primeiramente é preciso um galho reto de aproximadamente 80 cm  de comprimento (esse tamanho vai depender do tamanho da fogueira e panela) e diâmetro aproximado de 2,5 cm (depende também do peso da panela utilizada).




Agora é preciso fazer os entalhes que servirão como ajuste da altura da panela sobre a fogueira, ou seja, o ajuste mais próximo ou mais distante do fogo.  Para isso comece fazendo dois cortes sobre o galho em forma de "X", conforme mostrado nas imagens. 









Cada "X" marcado sobre o galho é um entalhe que será feito e, portanto, uma altura de ajuste. Neste caso foram feitos três entalhes. Normalmente três entalhes é mais que suficiente...




Agora com o auxílio da faca faça os entalhes, conforme mostrado nas imagens ao lado. Tenha cuidado ao trabalhar os entalhes, pois um corte no mato sempre é crítico.


















Dando o acabamento nos entalhes de ajuste de altura.







Entalhes de ajuste de altura finalizados.





Agora bem próximo a extremidade inferior desse galho (aproximadamente 3 cm do final), faça um entalhe simples com um ângulo reto (90 graus) e outro de 45 graus. Esse entalhe é onde será pendurada a alça da panela.










Caso você encontre um galho em forma de "L" ele pode ser utilizado no lugar de uma galho reto. Dessa forma utilize o "L" como suporte para a alça da panela, assim não é preciso fazer esse último entalhe.







Na imagem ao lado o suporte de ajuste de altura finalizado. Ele possui quatro entalhes, sendo três de ajuste de altura e um para suporte da alça da panela.


SUPORTE PRINCIPAL

Para o suporte principal são necessários dois galhos, sendo um galho reto de aproximadamente 1,5 m (depende do tamanho da fogueira e panela) e diâmetro aproximado de 2,5 cm (depende também do peso da panela utilizada) e outro galho de 50 cm (depende do tamanho da fogueira e panela) em forma de "Y".



No galho reto faça um corte de 45 graus em uma das extremidades, conforme a imagem.











No centro da seção de corte faça uma pequena cavidade com a ajuda da ponta da faca.












Aqui é mostrado o suporte principal montado com os dois galhos (reto e em forma de "Y").




Coloque agora o suporte de ajuste da altura sobre o suporte principal. Percebe que os entalhes feitos no suporte de ajuste de altura se encaixam na cavidade do suporte principal, garantindo que o suporte de ajuste não escorregue.











Coloque a alça da panela (aqui alça feita de Sisal pelo amigo Allan Hartwig) no último entalhe feito.











Aqui o trabalho finalizado !







Testando no mato o suporte



0 comentários :

Postar um comentário