sexta-feira, 7 de março de 2014

Colher de Madeira - Entalhe

Neste artigo será apresentado alguns passos básicos para fazer um utensílio muito importante, tanto na sua utilização para refeições como para o treinamento da habilidades de bushcraft, é a "Colher de Madeira".

 MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Um pedaço de madeira (procure um galho ou pequeno troco que já possua um formato que ajude na fabricação da colher);
  • Uma faca (perfil escandinavo é mais indicado pelo seu poder de corte);
  • Uma faca em forma de anzol, também chamada de faca "hook" ou "crook" (essa ferramenta ajuda bastante para fazer a parte côncava da colher, mas não é algo essencial para a fabricação - o acabamento fica melhor com ela);
  • Lápis ou pedaço de carvão;
  • Lixa para madeira (opcional - somente melhora o acabamento);
  • Óleo vegetal ( opcional - dá um aspecto melhor a colher e ajuda na conservação da madeira).

PROCEDIMENTOS

Para uma colher de tamanho médio, escolha primeiramente um galho ou pequeno tronco de aproximadamente 6 cm de diâmetro. Opte de preferência por madeiras mais macias, pois facilita bastante o trabalho de entalhe (por exemplo, pinus, embaúba, cedro rosa, etc) e que sejam novas, evitando madeiras secas que dificultam o trabalho de entalhe.


Com  auxílio da faca (ou pode-se optar também por utilizar uma machadinha) vá tirando lascas de madeira do galho/tronco dando um formato retangular, conforme mostra a imagem. O tamanho após o trabalho de descascar fica em torno de 3 cm de grossura por 5 cm de largura.



Agora, com o lápis/carvão desenhe sobre essa placa de madeira o formato desejado da colher. Pode parecer que não, mas isso ajuda em muito na hora de entalhar, pois você em linhas de referência para seguir.




Em seguida, pegue a faca em formado de anzol e cave a parte côncava da colher (o que será a cabeça do utensílio). Faça esse passo com atenção para evitar que a profundidade do entalhe não exceda os 3 cm de espessura da madeira.





Feita a parte côncava da colher, passe a dar forma com a faca no cabo da colher, sempre seguindo as linhas feitas com o lápis anteriormente.





Em seguida, refine o formato do cabo. Trabalhe sempre com atenção e sem pressa, sempre verificando como está ficando o trabalho e escolhendo cuidadosamente o próximo corte .



Finalmente, para o acabamento você pode utilizar uma lixa fina e posteriormente proteger a madeira com óleo vegetal (linhaça, tungue, peroba, etc).

EXEMPLIFICANDO...

Exemplo de colher pequena entalhada somente com uma faca (BK13 Rêmora) em madeira de embaúba e acabamento com óleo de linhaça.




Fonte: artigo adaptado da revista Bushcraft Attitude 2013.


0 comentários :

Postar um comentário