segunda-feira, 24 de março de 2014

Tocha Sueca

Neste artigo será comentado um pouco sobre uma ótima opção de fogueira, a "Tocha Sueca". Não é muito difundida aqui no Brasil, porém dependendo da região (Mata Atlântica - muita umidade) pode ser bastante útil uma vez que o fogo fica afastado do solo úmido ou até mesmo alagado.
Pode ser utilizada para aquecer no inverno, iluminar o acampamento, mas seu verdadeiro trunfo é na preparação de refeições.


Materiais utilizados: Tronco e galhos de eucalipto, Sisal, Facão e Pederneira.

ESCOLHA DO TRONCO

Procure utilizar um tronco de madeira fibrosa e de preferência as que contenham resina como, por exemplo, o Pinus. Esse tipo de madeira já possui uma combustão mais elevada devido a presença de resina entre as fibras.
O diâmetro do tronco vai depender do tempo de fogo que será necessário, ou seja, para refeições que o preparo seja mais rápido utilizar troncos mais finos. Normalmente os troncos utilizados variam de 15 cm a 30 cm de diâmetro. O tronco de de 20 cm utilizado durou aproximadamente 3 horas.

PREPARANDO A TOCHA



A imagem ao lado mostra  o tronco de eucalipto escolhido de aproximadamente 20 cm de diâmetro.







Agora, com o auxílio de uma lâmina (aconselho usar machadinha) rache o tronco em 4 partes iguais, conforme imagem.











Posicione as quatro partes conforme mostrado na imagem ao lado.



Em seguida, procure na mata por cipó, casca de árvore verde ou utilize uma outra fibra natural verde e próximo a base amarre as quatro partes juntas, mas não se esqueça de colocar pequenos galhos de madeira verde entre as partes para manter as partes ligeiramente afastadas.

















Preencha então os vãos criados entre as partes do tronco com material mais fino (pequenos galhos, lascar de madeira e folhas).






Aqui a tocha sueca pronta para ser acendida !

Agora acenda os ramos mais finos colocados entre os vãos.


















Assim que o fogo estiver sustentado, pode-se iniciar o preparo da refeição. A panela se apóia perfeitamente sobre a tocha sueca.












Observe como o tronco vai queimando internamente aos poucos. O poder calorífico dessa tocha é excelente.








Existe ainda a técnica da "Tocha Sueca Modificada" que ao invés de utilizar um tronco e rachá-lo, se utiliza vários galhos para formar a tocha. Veja a imagem ao lado exemplificando a ideia.


Teste da Tocha Sueca



2 comentários :

  1. Excelente. Já havia visto esta Tocha Sueca em vídeos, mas vendo in loco e a sua eficácia, fiquei impressionado, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Allan, o poder dequeima dessa tocha é impressionante. O grande diferencial é que ela fica suspensa de toda umidade do solo, como observamos lá no local !

      grande abraço

      abraço

      Excluir