domingo, 2 de março de 2014

Chá de Pinus

Nesta seção será apresentado informações sobre um chá não muito comum aqui no Brasil, mas bastante conhecido nos países do hemisfério norte, é o "Chá de Agulhas de Pinus". É uma ótima opção de bebida quente para ser tomada durante o inverno ao redor de uma fogueira quando estiver praticando bushcraft ou mesmo em casa debaixo de um cobertor. 

Você pode não perceber mas as agulhas do pinus estão cheio de vitamina C (contém 4-5 vezes a vitamina C de um suco de laranja fresco) e também é rico em vitamina A, podendo auxiliar no tratamento de uma gripe ou simplesmente reforçar o sistema imunológico. É também um expectorante (dilui secreções mucosas), descongestionante e pode ser usado também como anti-séptico.

SELEÇÃO DAS AGULHAS

Primeiramente procure uma árvore de Pinus Branco que esteja saudável e de preferência em um local sem poluição. Evite locais próximos a rodovias que pegam muita poeira. Também procure por árvores que não sejam transgênicas (normalmente utilizadas em matas de reflorestamento).




Para o chá colete um punhado das agulhas mais jovens, estas possuem um verde mais claro e são menos amargas. As agulhas verde escuro são mais velhas e mais amargas.


PREPARO DO CHÁ



Primeiramente lave bem as agulhas de pinus coletadas em água abundante.






Corte as agulhas em duas ou três partes para caber na panela. Pode ser cortado com uma faca ou mesmo com as mãos.





Coloque as agulhas na panela com água (coloque duas xícaras de água para um punhado de agulhas).



 
Leve ao fogo e esquente a água até o momento em que as agulhas passem da cor verde claro para um marrom claro (a água chega quase ao ponto de fervura - aproximadamente 5 minutos).





Desligue o fogo e retire as agulhas. Observe como as agulhas perderam a cor verde clara.






O chá está pronto para consumo. Se preferir, o chá também pode ser tomado gelado.





0 comentários :

Postar um comentário