domingo, 16 de novembro de 2014

Cuidados com as Barracas


Nesta postagem serão apresentadas algumas dicas sobre os "Cuidados com as Barracas". O texto foi escrito pelo amigo Allan Hartwig.

Antes de tudo, nunca saia para acampar ou viajar, sem antes ter montado e conferido sua barraca e se o conteúdo está completo. Aprender no meio da natureza, quando o sol está se pondo ou, pior, debaixo de uma chuva, não é a melhor hora. Fora isso, montá-la errado pode danificá-la seriamente já no primeiro dia de uso, sem contar com a desagradável descoberta de que esqueceu parte do material.


CUIDADOS



Não a lave em máquina de lavar, nem a seco. Para limpá-la, use apenas uma esponja e água. Se você for limpá-la inteira, lave-a em uma banheira ou um tanque grande cheio de água fria.









Nunca use água quente, amaciantes, detergentes, sabão em pó ou qualquer tipo de removedor. Se você quiser ou precisar usar um sabão, use sempre um biodegradável, que não seja detergente.






Coloque-a para secar à sombra, de preferencia montada ou então estendida no varal. Só quando estiver totalmente seca é que você deve guardá-la. Atente também para retirar qualquer resíduo de areia ou terra, pois eles são agentes corrosivos nas partes metálicas.



Nunca use máquina de secar. Depois de uma lavagem ou limpeza poderá ser preciso impermeabilizá-la novamente. Não deixe para descobrir isso quando for usá-la.



Os zíperes devem ser mantidos limpos e longe de partículas que possam emperrá-los. Água limpa e uma escovinha são suficientes. Procure não usar lubrificantes a base de petróleo. Se eles emperram com facilidade, ou não correm como deveriam, procure amaciá-los com silicone em pasta ou líquido ou mesmo com parafina. Se você acampou perto do mar limpe os cursores do zíper antes que comecem a oxidar, pingando em seguida algumas gotas de silicone. Mas, atenção: silicone de verdade é transparente e espesso. Não compre aqueles vendidos para lustrar painéis de carros que são dissolvidos e ficam muito fluidos, pois os solventes, corantes e perfumes adicionados podem piorar as coisas. Aumente a vida útil dos zíperes evitando levar seu cursor até o final, tanto ao abrir como ao fechar, deixe uma folga de no mínimo 1 cm.

Nunca, em hipótese alguma, guarde sua barraca úmida ou suja, poucos dias são suficientes para ela começar a estragar e mofar, além da resina impermeabilizante ser atacada. Caso você precise desmontá-la ainda suja ou úmida, limpe-a e seque-a assim que possível. Procure mantê-la sempre longe da umidade. Além do cheiro ruim, se a sua barraca mofar isto irá destruí-la. O mofo usa a sujeira como nutriente para crescer e se reproduzir. Pior, ele cresce entranhado no tecido da barraca, o que também prejudica a impermeabilização. Se ele começar a crescer, lave-a imediatamente com água limpa e fria. Depois, passe uma solução de um copo de suco de limão e um copo de sal para três litros de água quente. Use uma esponja para espalhá-lo principalmente nas áreas afetadas e deixe secar naturalmente, sem enxaguar, nunca usando a luz do sol diretamente. Verifique se há necessidade de re-impermeabilizar.



Com a exposição ao sol e a chuvas, chegará um tempo em que será preciso reimpermeabilizar o sobreteto de sua barraca ou a barraca por completo. Sua barraca durará ainda mais anos com este cuidado, oferecendo uma excelente performance mesmo sob forte chuva.





O elástico da vareta se rompeu? Meça o tamanho do conjunto de varetas. Vá a uma loja de armarinho com uma amostra do elástico e compre semelhante, na medida necessária. Passe o elástico por todo o conjunto, estique-o e dê um ou dois nós em ambas as pontas - para que não solte - e está pronto. Se tiver dificuldade para passar o elástico prenda-o a um arame fino e vá passando pelas varetas, como se fosse uma agulha.



Faça uso de uma cobertura extra que pode ser um Gazebo, uma tenda ou mesmo uma lona/toldo esticada por cima da barraca, sem contato com a mesma. Caso não seja possível fazer isso, arme sua barraca em área com o máximo de sombra e aplique sobre os tecidos um impermeabilizante/hidratante existente no mercado e na estrutura, zíper e partes metálicas aplique vaselina líquida ou um lubrificante spray a cada camping. Nunca deixe sua barraca exposta ao sol contínuo por mais de 15 dias e evite esticar demais os tirantes.



Deixe sempre sua barraca a uma distancia segura de fogueiras, pois mesmo que as chamas estejam longe, o vento pode carregar fagulhas e cair sobre a barraca. Caso cozinhe próximo ou dentro do avance da barraca utilizando fogareiros, certifique-se de que o mesmo esteja sobre uma superfície plana e que esteja estável, evitando assim que o fogareiro vire.





E por último, mas não menos importante, para evitar que entre água na sua barraca, primeiro siga as mesmas dicas para proteger dos raios solares colocando ele debaixo de um abrigo, aplique impermeabilizante no tecido e selador nas costuras e quando armar a mesma atente-se para manter o sobreteto separado do dormitório, pois o contato dos tecidos formam um túnel transmissor da umidade. Caso a época de seu acampamento seja de chuvas fortes, o uso de uma lona debaixo da barraca é recomendável. E ainda que você cave uma valeta de aproximadamente 25cm em volta da barraca para evitar que a água fique acumulada debaixo do piso. Existe ainda um fenômeno chamado de condensação, ele acontece quando o suor dos corpos ou pela armazenagem dentro da barraca de roupas ou toalhas molhadas elevam a temperatura interna da mesma formando gotículas que se acumulam no teto e caem em forma de gotas. Muitas vezes temos a impressão de que choveu dentro da barraca mesmo sem ter chovido fora, para evitar este fenômeno procure manter sua barraca o mais ventilada possível deixando a porta parcialmente aberta e o sobreteto mais separado do dormitório possível.

Estas foram algumas dicas básicas sobre conservação e manutenção. Seguindo estas dicas, você aumentará a vida útil de sua barraca, tendo esta companheira ao seu lado, ainda por muito tempo.


Crédito do texto: Allan Hartwig

0 comentários :

Postar um comentário