MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Um pedaço de madeira (procure um galho ou pequeno troco que já possua um formato que ajude na fabricação da colher);
- Uma faca (perfil escandinavo é mais indicado pelo seu poder de corte);
- Uma faca em forma de anzol, também chamada de faca "hook" ou "crook" (essa ferramenta ajuda bastante para fazer a parte côncava da colher, mas não é algo essencial para a fabricação - o acabamento fica melhor com ela);
- Lápis ou pedaço de carvão;
- Lixa para madeira (opcional - somente melhora o acabamento);
- Óleo vegetal ( opcional - dá um aspecto melhor a colher e ajuda na conservação da madeira).
PROCEDIMENTOS


Agora, com o lápis/carvão desenhe sobre essa placa de madeira o formato desejado da colher. Pode parecer que não, mas isso ajuda em muito na hora de entalhar, pois você em linhas de referência para seguir.

Em seguida, pegue a faca em formado de anzol e cave a parte côncava da colher (o que será a cabeça do utensílio). Faça esse passo com atenção para evitar que a profundidade do entalhe não exceda os 3 cm de espessura da madeira.


Em seguida, refine o formato do cabo. Trabalhe sempre com atenção e sem pressa, sempre verificando como está ficando o trabalho e escolhendo cuidadosamente o próximo corte .
Finalmente, para o acabamento você pode utilizar uma lixa fina e posteriormente proteger a madeira com óleo vegetal (linhaça, tungue, peroba, etc).
EXEMPLIFICANDO...
Exemplo de colher pequena entalhada somente com uma faca (BK13 Rêmora) em madeira de embaúba e acabamento com óleo de linhaça.
Fonte: artigo adaptado da revista Bushcraft Attitude 2013.
0 comentários :
Postar um comentário