Um aspecto de extrema importância na orientação e navegação é o controle das distâncias percorridas. No caso deste artigo será abordado o controle de distâncias percorridas a pé e sem a utilização de equipamentos "modernos" como GPS ou contador eletrônico de passos.
Está se considerando o controle da distância percorrida em uma situação de orientação em uma mata, por exemplo.
DISTÂNCIAS PERCORRIDAS A PÉ
Normalmente quando se trata de deslocamentos a pé é comum utilizarmos aqui no Brasil as unidades de medidas metros [m] e quilômetros [km]. Em uma caminhada a pé é necessário se adotar uma metodologia para o controle da distância.
Como a maioria das pessoas possuem um ritmo regular de caminhada em um mesmo tipo de terreno, a medição aproximada da distância percorrida se torna possível, calculando-se o comprimento médio do passo da pessoa. É importante ressaltar aqui que cada pessoa possui uma "passada" diferente e, portanto, o comprimento médio de cada passo varia de pessoa para pessoa, ou seja, é uma medida individual e intransferível.
Também é importante informar que o comprimento do passo sobre influência de vários fatores como, por exemplo, tipo do solo (terra, cascalho, areia, brejo, etc), tipo do terreno (subida, descida, reta), tipo de calçado (bota, tênis), quantidade de carga transportada (kg), condição climática (chuva, seco, neve, frio, calor), entre outros. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha uma pequena tabela que marque o comprimento do passo nas condições da caminhada que costuma praticar, pois isto trará uma melhor precisão na medição da distância percorrida. É só imaginar que o comprimento de uma passada em um terreno retilíneo de chão batido, por exemplo, não será o mesmo que se estiver subindo uma montanha de terra lamacenta.
A TÉCNICA

O passo duplo é uma medida mais fácil de ser controlada e mentalizada que o passo simples e portanto possui menor chance de erros. Um passo dublo consiste em contar como 01 passo cada vez que o mesmo pé tocar o solo, por exemplo, sempre que o pé direito tocar o solo a contagem será acrescida de 01.
A técnica do passo duplo é você saber quantos passos duplos correspondem a uma distância de 100 metros, o que permite a pessoa saber qual é a proporção entre o número de passos dados e a distância percorrida em um trecho.
Exemplo:
Vamos supor que uma pessoa dá 62 passos duplos para percorrer 100 metros em um determinado tipo de terreno, essa é sua constante (conforme será explicado logo abaixo).
Se a pessoa deseja andar 80 metros e que saber quanto passos duplos precisa dar, basta ela fazer uma regra de três e terá a resposta:
62 pd - 100 metros
x pd - 80 metros
x = 49,6 pd >> 50 passos duplos
Ou seja, a pessoa deve dar 50 passos duplos para andar os 80 metros desejados.
A situação contrário funciona da mesma forma, digamos que a pessoa tenha dado 310 passos duplos e deseja saber quanto percorreu. Basta aplicar novamente a regra de três:
62 pd - 100 metros
310 pd - x metros
x = 500 metros
Portanto, a distância percorrida com 310 pd foi de 500 metros.
Parece algo simples, e na verdade é, mas é preciso praticar como em tudo na vida, somente aprendemos quando temos a teoria e a praticamos.
RETIRANDO O COMPRIMENTO DE SEU PASSO DUPLO
Para saber qual é a medida do seu passo duplo deve-se percorrer uma distância já conhecida de 100 metros e contar quantos passos duplos você deu nesse percurso. Para uma melhor precisão repita esse procedimento algumas vezes (6 vezes, por exemplo) e ao final faça um cálculo da média e aí você terá a medida do comprimento do seu passo.
Por exemplo, digamos que você fez 6 vezes esse trajeto de 100 metros e que a quantidade de passos duplos seja:
(1) 62 pd (2) 63 pd (3) 60 pd (4) 61 pd (5) 62 pd (6) 61 pd
Fazendo a média obtêm-se um valor de 61,5 pd. Isto quer dizer que para percorrer 100 metros você deu na média 61,5 pd (passos duplos). Para arredondar, você pode considerar que sua constante é de 62 pd para cada 100 metros.
CONTADOR DE PASSOS MATEIRO
Esse contador de passos mostrados na foto ao lado foi feito somente utilizando corda (Paracord 550) de duas cores para melhor visualização.
Esse contador de passos é composto por quatro bolas (pretas) superiores, responsável pela medida de 1000 metros (ou 1 km) e as nove bolas inferiores são responsáveis pela medida de 100 metros.
Como funciona: primeiramente todas as bolas devem estar baixadas o que indica que o contador está "zerado" e nenhuma distância ainda foi percorrida. Conforme a pessoa anda ela irá contando os passos duplos, quando ela atingir a quantidade de passos duplos correspondente a 100 metros (62 pd, por exemplo) a primeira bolinha preta inferior deverá ser erguida, indicando que já foram percorridos 100 metros.
Essa medição deve ser feita seguidamente até que a nona bola preta seja erguida, indicando que a distância percorrida é de 900 metros. Quando completar os próximo 100 metros não existem mais bolas pretas inferiores para serem erguidas, então deve-se erguer uma bola preta superior e baixar todas as inferiores, indicando que a distância percorrida é de 1000 metros (1 km). Agora repete-se o processo com as bolas inferiores e superiores seguidamente.
Exemplos de Medições
0 metros 100 metros
500 metros 900 metros
1000 metros 1200 metros
3600 metros 4900 metros
Técnica de extrema importância na navegação. Com o uso de carta e bússola esta técnica torna-se imprescindível para a noção de distâncias percorridas e mudanças de direção.
ResponderExcluirMuito bom.
Obrigado pelo comentário e vistita Allan.
ExcluirCom certeza é muito importante para auxiliar na navegação...
abraço