domingo, 23 de março de 2014

Armadilha para Pássaros

Nesta seção será apresentada a primeira armadilha de uma série de armadilhas que serão mostradas aqui no blog. A concepção dessa armadilha é para a captura de pássaros e utiliza a comida como isca para atrair o pássaro.



Quero deixar claro que sou contra a qualquer tipo de caça ou captura de animal silvestre, que inclusive no Brasil é crime. Apresento aqui a armadilha como uma forma de treino das técnicas mateiras. Eu utilizo as armadilhas como aprendizado e passatempo quando estou no mato, pois isso me ajuda a desenvolver as habilidades mateiras e o raciocínio. A armadilha foi desmontada após as fotos.

PROCEDIMENTOS

Materiais utilizados: Galho, Corda, Canivete Suiço e Puukko (a faca nesse caso seria desnecessário, pois poderia se utilizar a lâmina do canivete suiço).

Primeiramente selecione um galho de aproximadamente 30 cm de comprimento com um diâmetro de 1,5 a 2,0 cm. O galho pode ser utilizado com casca (para este artigo utilizei um galho sem casca para poder melhorar as fotos).


Agora com a ajuda do canivete suiço (punção e escariador) faça um furo na madeira de 5 a 10 cm de uma das extremidades, conforme mostram as imagens.























Na outra extremidade faça uma ponta para facilitar quando for enterrar no solo.





Com um pedaço de galho ou bambu faça um poleiro de aproximadamente 10 cm de comprimento e o diâmetro deve ser algo bem próximo ao diâmetro do furo feito com o canivete.




Agora pegue a corda (neste caso foi utilizado de Rami) e em uma das extremidades faça um nó do tipo "lais de guia".





Agora faça um nó comum em um determinado ponto da corda. Esse ponto onde será feito o nó deve ser medido de acordo como tamanho do poleiro de forma que o laço criado cubra praticamente o mesmo comprimento do poleiro.



Passe a outra extremidade da corda por dentro do laço feito com o nó "lais de guia", conforme mostrado na imagem.






Passe a corda por dentro do furo da madeira.











Na extremidade da corda que foi passada pelo furo da madeira amarre um peso (pedra, galho, etc). Este será o peso que irá acionar a armadilha.




Agora posicione o nó que foi feito no "meio" da corda próximo ao furo da madeira e coloque o poleiro, conforme mostrado no detalhe da imagem. O peso da pedra irá forçar o nó contra o poleiro, mantendo-o suspenso. Da mesma, forma o poleiro impede que o nó passe pelo furo da madeira. O poleiro neste caso é o gatilho da armadilha e, portanto, o alimento para o pássaro deve ser colocado neste poleiro.


Posicionado o nó e o poleiro, coloque o laço formado com a corda sobre o poleiro de forma que cubra quase todo comprimento do poleiro, conforme mostrado na imagem.


A armadilha está pronta ! Quando o pássaro pousar sobre o poleiro para pegar o alimento (como exemplo coloquei um ramo de folha), o poleiro irá cair e a corda será puxada pelo peso (pedra ou galho) fazendo com que o laço se feche nas pernas do pássaro, prendendo-o.









2 comentários :

  1. Bem legal, muito bem bolada.
    Considero as armadilhas de laço as mais eficientes.
    Abraço.

    ResponderExcluir