domingo, 2 de março de 2014

Cantil de Bambu


Nesta postagem é apresentada uma forma de fabricação de um "Cantil de Bambu". É uma boa opção para o transporte de água quando não tivermos disponível um cantil comercial ou para simplesmente treinar as habilidades de bushcraft. 





Primeiramente é preciso encontrar um bambuzal que ofereça bambus largos (diâmetros grandes - aqui o diâmetro é de 10 cm) para que o cantil possa ter uma boa capacidade de armazenagem. Antes de cortar o bambu certifique-se de que esteja saudável (sem fungos, furos ou trincas).




Encontrado o bambu ideal, corte um pedaço do bambu acima e abaixo dos nós, ou seja, o pedaço de bambu cortado deve possuir ambas as extremidade fechadas pelos nós. Uma dica muito boa é utilizar o serrote para cortar bambu, pois o corte fica muito mais "limpo"e evita que o bambu rache. 



Agora escolha uma das extremidades do bambu e com a ajuda de uma faca faça um pequeno furo (aproximadamente 1 cm de diâmetro) no centro do nó que será o gargalo do cantil por onde a água irá fluir. Observe os dois nós do bambu e procure o mais adequado para o encaixe dos lábios. 



No caso da imagem ao lado, o nó escolhido como superior é levemente arredondado para cima, o que facilita o encaixe da boca no gargalo.







Para fechar esse buraco durante o transporte de água, pode ser utilizada uma rolha de cortiça ou pode também ser feito um pino cônico com um pedaço de galho de forma que fique bem justo ao furo, garantindo uma boa vedação.










Foi feito ainda um entalhe em todo o perímetro superior do cantil para a fixação da alça de transporte.





Para a alça foi utilizada uma corda de fibra natural (Rami). O nó utilizado pode ser visto NESTE DOCUMENTO.











O Cantil pronto para o uso.






Testando o Cantil com água. A capacidade de armazenagem é de aproximadamente 700 ml.



Um comentário :