terça-feira, 4 de março de 2014

Fogo - Ninho de Pássaro

Neste artigo vou falar um pouco sobre um assunto bastante conhecido no Bushcraft, mas sinceramente encontrei pouco material em português explicando como se deve montar um ninho de pássaro para a “construção” do fogo.

Após várias tentativas na prática de como montar um ninho de pássaro e os cuidados necessários, gostaria de compartilhar minhas experiências, sem de forma alguma parecer que sou um expert no assunto ou coisa parecida. A ideia é compartilhar informações para difundir o assunto e assim também aprender junto...

Após definido o tipo de método que será utilizado para a criação da brasa por fricção, por exemplo, arco e broca (bowdrill), pedra e aço (flintsteel) ou até mesmo uma pederneira é preciso previamente preparar o ninho de pássaro para receber a brasa no instante em que ela for criada. 
A primeira coisa quando pensamos em fazer um ninho de pássaro é pegar uma corda de Sisal, Juta, Rami ou outra fibra natural e desfiá-la fazendo um pequeno chumaço em forma de ninho de pássaro. A ideia realmente é muito boa e essas fibras naturais tem um poder de combustão incrível quando seco. Mas o que fazer quando o seu kit de fogo e cordas de fibra natural estiverem molhados ? A ideia é recorrer aos materiais encontrados no mato e construir o ninho de pássaro ou se tiver a sorte de encontrar um ninho abandonado um árvore utilizá-lo.

O NINHO

Nada melhor que analisar uma foto de um ninho de pássaro real (criado por pássaros) utilizado para chocar os ovos e acomodar os filhotes recém-nascidos. 
Na foto é possível ver claramente como ele é construído quanto as camadas. As camadas interiores do ninho são mais finas (fibras finas) e conforme vai se afastando do centro do ninho a espessura dos ramos vai aumentando gradativamente. 
Os ramos interiores são mais finos para dar mais conforto aos ovos/filhotes e também por segurarem mais o calor. Devido as fibras estarem mais juntas, menos oxigênio existe entre as fibras, e portanto a troca de calor é menor com o meio externo, ou seja, o calor fica mais concentrado. As fibras finas quando em contato com a brasa (gerada por algum método) absorvem o calor muito mais rapidamente e portanto pegam fogo mais facilmente, porém a quantidade de material para queima é pequena e consequentemente a duração do fogo é curta. Para a construção dessa camada interna podem ser utilizadas fibras como algodão, pêlos de animais, barba de velho, flor da Taboa, fibras do fruto da Sumaúma (chamado de "kapok") ou outras fibras finas.
A próxima camada, podemos aqui classificar de intermediária, possui fibras um pouco mais grossas que permitem a sustentação da camada interna (fibras finas). Esta camada com ramos mais espessos se utiliza do calor gerado pelas fibras mais finas para também pegar fogo. A transferência do calor ocorre da camada interna para a intermediária e desta para a camada externa. Nesta camada podem ser utilizados folhas secas de grama, capim, folhas, etc.
A camada externa é responsável pela sustentação da estrutura do ninho, ou seja, ela segura as camadas intermediária e interna e garante uma robustez ao ninho. Esta é a última camada a receber o calor e portanto a última a pegar fogo, mas como possui mais material disponível para queima e mais oxigênio entre as fibras, o fogo dura mais tempo dando tempo suficiente para colocar o ninho de pássaro em chamas  em um punhado de gravetos previamente preparados. Para essa camada externa pode-se utilizar galhos finos secos.
O importante é sempre durante a caminhada andar atento ao que a mata oferece e ir coletando quando disponível, assim quando for necessário fazer a fogueira já se tem um material seco para iniciar o fogo.
Deixar para coletar o material somente quando se deseja fazer o fogo pode ser algo “irresponsável” e frustrante, pois você poderá não encontrar material seco de forma rápida e acabar dormindo com fome, molhado e sem luz.

A CONSTRUÇÃO

Tendo todas as fibras disponíveis pegar um chumaço dos finos galhos e juntar com as folhas ou capim secos e amassa-los e torcer de forma deixá-los mais maleáveis. Com isso já é possível moldar ambos dando um formato de um ninho . Procure deixar os ramos mais grossos para a parte externa do ninho e os ramos intermediários para o interior do ninho.
Com o ninho já formado agora no centro deste coloque as fibras mais finas ( faça uma espécia de bola com essas fibras). Nesta fibra mais fina que a brasa deverá ser colocada.

GERANDO O FOGO

Quando conseguir a brasa através do método de fricção escolhido, coloque esta brasa no centro do ninho sobre a bola de fibras mais finas e então segure o ninho todo com as duas mãos juntas e com o movimento das duas mãos feche as extremidades do ninho de forma que fique com um formato parecido com o de um ovo.


A ideia é fazer com que a pequena brasa fique envolvida pelo ninho e esteja sempre em contato com as fibras finas. O movimento das extremidades do ninho com as duas mãos vai permitir esse controle. Mas ao mesmo que é necessário fechar bem o ninho para manter o calor é necessário que oxigênio seja capaz de entrar até o centro do ninho e alimentar a brasa. Para isso pode-se utilizar o sopro como alimentador de oxigênio.


Conforme a brasa vai aquecendo as fibras mais finas e o sopro vai alimentando oxigênio no centro do ninho, o calor aumenta, as fibras vão secando e ganhando calor e consequentemente a fumaça aumenta bastante. Isto é um sinal de que o fogo pode estar próximo.



Mantenha a calma e continue controlando o ninho com as mãos e mantendo–o oxigenado através do sopro (também pode-se movimentar o ninho com os braços ao invés do sopro) até que uma chama ocorra. Quando o ninho estiver em chamas já é possível colocá-lo sob os gravetos previamente preparados da fogueira.







PRATIQUE...

Aparentemente parece algo fácil de se fazer, no entanto são bastantes detalhes que precisam ser observados e principalmente praticados. De nada adianta saber a teoria e não praticá-la. Nunca deixe para tentar no momento de aperto, faça testes e experiências antes, quando estiver tranquilo e confortável, pois na hora do aperto dificilmente você vai lembrar da teoria se nunca tiver praticado.



4 comentários :

  1. Muito bacana. Gostei mesmo! Gosto muito de ver as diversas formas de obter fogo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo, bem detalhado.
    Materiais para serem usados na construção do ninho são vários, mas como dito no artigo é preciso treino e usar vários materiais, assim poderá saber qual o mais eficiente.
    Como exemplo, no ninho ilustrado no artigo, é utilizado na parte externa a folha seca da bananeira, excelente material, incendeia como gasolina.
    Valeu por compartilhar.

    ResponderExcluir