domingo, 9 de março de 2014

Paracord

O "Paracord" (também conhecido como cabo de pára-quedas) é um nylon originalmente utilizada nas linhas de suspensão dos pára-quedas americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os soldados desembarcavam nos campos de batalha, eles cortavam o paracord dos pára-quedas e guardavam para uso posterior. Este cabo especial viria a calhar para os soldados durante a batalha. Foi muito utilizado para construir abrigos, costurar mochilas e roupas, e outras infinitas formas. Atualmente o paracord é utilizado como uma corda de uso geral tanto para militares como para civis.

A bainha trançada tem um alto número de fios entrelaçados para o seu tamanho, dando-lhe uma textura relativamente suave. A construção toda em nylon faz o paracord ser bastante elástico e dependendo da aplicação, isto pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. 

TIPOS

O paracord é classificado em seis tipos:. I, IA, II, II-A, III, IV.  Tipos IA e IIA são compostos apenas pela bainha externa (sem núcleo). O Tipo III é o mais comumente utilizado e possui uma resistência à ruptura de 550 libras (249 kg) , por isso o nome conhecido de  "Paracord 550".
A especificação militar dos EUA define para o paracord uma série de parâmetros para que o produto final esteja em conformidade. Embora contenha especificação para o número de fios da bainha e dos fios internos (núcleo),  não há requisitos gerais para o diâmetro final da corda. 
Abaixo a tabela da classificação dos seis tipos:













É importante salientar que muitas vezes encontramos paracord para vender, no entanto, na maioria das vezes os paracord 550 ofertados não são realmente paracords originais que possuem uma série de especificações militares a serem atendidas. É muito difícil afirmar que esses paracords vendidos estejam dentro das especificações e que realmente suportam as cargas que deveriam suportar. São poucas as empresas americanas que vendem o paracord certificado que atendam as especificações militares. Então, se você comprou paracord chinês ou no Mercado Livre, onde o vendedor não diz a procedência do mesmo, fique esperto antes de utilizar o paracord para atividades que te coloquem em risco. Exemplos de má qualidade do paracord vendido podem ser: menos fios na bainha externa ou no núcleo, os núcleos constituídos por grandes quantidades de fibra em vez de fios individuais, ou mesmo terem outros materiais de nylon empregados.

ESPESSURA

O tipo III militar de Paracord 550 pode ser um pouco mais grosso do que o comercial devido a ele possuir três fibras de nylon por núcleo interno, ao contrário das duas fibras de nylon por núcleo da versão comercial.



O paracord 550 militar tem uma espessura de aproximadamente 4 mm, onde as versões comerciais estão mais perto de uma espessura de 3 mm. Isto irá também variar se o Tipo III em questão utiliza 7,8 ou 9 núcleos internos. O mais comum no mercado comercial é o com alma de 7 fios. 

CORES

Há apenas algumas cores que normalmente atende ao uso militar: preto, marrom, camuflado, verde oliva, vermelho, laranja,  azul marinho e natural (branco). Todas as cores fora isso são consideradas de uso comercial.  Atualmente existe uma infinidade de cores disponíveis comercialmente.

DISPONIBILIDADE

As mesmas propriedades que os soldados apreciam no paracord também são úteis em aplicações civis, incluindo nisso a prática do bushcraft. Depois da Segunda Guerra Mundial o paracord tornou-se disponível para os civis, primeiro como excedente militar e, em seguida, como um produto de varejo comum de várias lojas (no Brasil ainda uma realidade distante e cara). 

VANTAGENS

Força: Uma corda com apenas 4 mm de diâmetros (no caso do Tipo III), possui uma incrível resistência à ruptura de 249 kg.

Durabilidade: Ele pode ser usado ”infinitas” vezes mantendo a flexibilidade e durabilidade.

Baixo Peso: A especificação exige que aproximadamente 70 metros de paracord não pesem mais que 01 kg.

Resistente à água e mofo:  Elementos externos não são um problema e o paracord seca muito rápido. Como o nylon não apodrece ou mofa, tornou-se conhecido como um material bom para todos os tipos de climas. 

Fios do núcleo: Tem ainda a possibilidade de remover os fios internos e utilizá-los em uma série de aplicações.

APLICAÇÕES

Hoje em dia é muito comum vermos os “braceletes  de sobrevivência", feita de vários metros de paracord amarrados de forma a compactar a corda. Essas pulseiras são destinadas ao uso uma situação crítica ou de necessidade. 

O paracacord tem uma infinidade de usos, além do uso convencional como uma mera corda. Incluem desde o amarrar equipamentos, suportes de pequenos equipamentos, cintos, reparação de equipamentos, construção de abrigos, pendurar equipamentos, armar a rede, primeiros socorros (importante ferver antes em água), e muitas outras aplicações. 


Os fios internos (núcleo) podem ser desfeitos e usados como linha de costura,  linha de pesca, fabricação de armadilhas. Também pode ser utilizada somente a bainha externa (com fios do núcleo retirados) quando um fino fino ou menos elástico é necessário.



Também dentro do meio mateiro, o paracord alcançou um status quase icônico onde considera-se que seu uso está limitado apenas pela imaginação da pessoa que irá usá-lo.

USOS TÍPICOS

    • Construção Abrigo; 
    • Cadarço para botas; 
    • Cinto; 
    • Tipóia; 
    • Torniquete; 
    • Linha de pesca; 
    • Isca artificial para pesca; 
    • Fio dental; 
    • Laços e armadilhas; 
    • Reparação de equipamentos; 
    • Porta trecos; 
    • Fiel para Lâminas;
    • Amarração de equipamentos; 
    • Pendurar alimentos longe de animais; 
    • Revestimento do cabo de  lâminas; 
    • Colar; 
    • Sandálias; 
    • Linha de costura; 
    • Corda para a prática do Bow drill;  
    • Construção de redes; 
    • etc.



4 comentários :

  1. Muito bom artigo, bem exemplificado. Realmente o Paracord possui inúmeros usos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo!
    Só uma nota, 249kg é a resistência das sete cordas com o seu revestimento, e não o de apenas um dos sete fios, certo?

    ResponderExcluir