sexta-feira, 14 de março de 2014

Pixirica

Neste artigo será apresentada uma planta que encontrei juntamente com o amigo Allan Hartwig em uma  de nossas caminhadas na Mata Atlântica aqui em SC, ela é conhecida como "Pixirica". 
É uma planta bastante fácil de se identificar, suas folhas são aveludadas e o fruto tem uma cor roxa.



NOME CIENTÍFICO:  Leandra purpurascens Cogn. 

FAMÍLIA BOTÂNICA: Melastomaceae.

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO:  A Pixirica também conhecida como Caranxingui (do Tupi Guarani “Erva de frutos que tinge”) também pode ser chamada de Cabeludinha do cerrado ou do Brejo, Tinge-lingua, Mexerica e Peludinha.

HABITAT: Espécie nativa que cresce espontaneamente em por toda Mata Atlântica sul-brasileira, em matas secundárias, capoeirões e capoeiras. Sãos arbustos comuns em beira de estradas, caminhos e trilhas.

CLIMA: É de clima subtropical, adaptando-se também ao tropical. É esciófita (espécie vegetal adaptada a se desenvolver em ambientes sombreados ou semi-sombreados, como no interior de uma floresta densa).

ORIGEM: Distribui-se desde o Rio Grande do Sul até a Bahia e Mato Grosso do Norte nos mais diferentes ecossistemas.

SOLO: Prefere os solos areno-humosos e úmidos.


BROTOS: Os brotos jovens são avermelhados (ou arroxeados) e densamente tomentosos (coberto de lanugem - "pêlos" de até 3 mm).












FOLHAS: As folhas são simples, opostas e cruzadas, revestidas de tricomas (sinônimo de pelo), tem textura coriácea (semelhante a couro) e nervação curvinérvia, ou seja, com duas ou três nervuras secundárias que percorrem a periferia do limbo ou lamina foliar saindo unidas desde a base e unindo-se novamente com a nervura central no ápice. A folha mede 6 a 12 cm de comprimento por 2,5 a 6 cm de largura, com pecíolo de 1,5 a 3 cm de comprimento. A base é cordada (tem forma de coração) e o ápice ou ponta é lanceolado (com forma de lança).


FLORES: As flores são hermafroditas e surgem em inflorescências racemosas (tipo de cacho piramidal) de 10 a 30 cm de comprimento que nascem a partir das áxilas das folhas superiores, com forma dicásia (com agrupamentos sucessivos de 2 ou 3 flores). Cada cacho contém 10 a 30 flores de 1,5 cm de diâmetro, diclamídeas (com 2 envoltórios), com cálice (invólucro externo) com 5 sépalas triangulares e persistentes e corola (invólucro interno) com 5 pétalas brancas ou rosadas de 3 a 4 mm de comprimento.



FRUTOS: Os frutos são bagas ovóides de 6 mm a 12 mm de diâmetro urceoladas (com pétalas persistentes ou concrescidas) com casca fina de coloração roxa azulada e densamente vilosa (cheia de pelos longos). A polpa tem a mesma cor da casca e é doce e suculenta, contendo muitas sementes do tamanho de grãos de areia. Frutifica nos meses de Novembro a Março.



USOS: 

Os frutos maduros são ricos em antocianinas, que são um importante composto alimentar. Os frutos são adocicados, aquosos e comestíveis, e popularmente chamados de tinge-língua, por causa da coloração roxo-escura dos frutos. Os frutos também servem para a fabricação de geléias, sucos, sorvetes, licores e polpa congelada.


As folhas são usadas para regular o rítmo cardíaco, infecções urinárias e genitais e externamente são utilizadas no tratamento de moléstias de pele. Popularmente é também utilizada como hipocolesterolêmica.
As cascas do caule e tronco servem para tratar à diabetes.

Importante: Se for provar algo desconhecido, tenha certeza que está com a espécie correta e procure provar a primeira vez em casa, pois em caso de uma indigestão ou necessidade de um médico, você estará melhor auxiliado na cidade.


7 comentários :

  1. Esta planta é bastante abundante em nossa região.
    Seus frutos são uma exceção a regra CAL (Cabeludo, amargo e leitoso), onde deve-se evitar frutos com estas características. Portanto, estas podem ser consumidas sem problemas, apesar de serem "cabeludas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Allan essa foge a regra e realmente é boa pra comer ! Eu não conhecia e vc que apresentou. Mais uma lição aprendida... obrigado !

      abraço

      Excluir
  2. Excelente, mais uma para a coleção de frutas estranhas e comestíveis. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alejandro, são infinitas opções.
      Obrigado por prestigiar o blog...

      abraço

      Excluir
  3. Colega, sou botânico e pude perceber um problema na sua postagem, a 1ª foto não pertence a uma Leandra mas sim de uma Trichilia hirta, outra espécie de Melastomataceae, tenho um colega que está se especializando nessa família e como pude perceber, todos os frutos dessa família que são carnosos podem ser ingeridos, fica a dica.

    ResponderExcluir