sábado, 1 de março de 2014

Tecido Carbonizado

Nesta postagem vamos tratar sobre o “Tecido Carbonizado” que nada mais é que um tecido que foi queimado com quantidade de oxigênio limitada. É o mesmo processo utilizado para a fabricação de carvão, no entanto aqui se utiliza o tecido.

POR QUE UTILIZAR 

Eu vejo o tecido carbonizado como um material de apoio para um iniciador de faíscas como a pedra-aço (flintsteel),  pederneira ou outro processo de geração de faíscas. Quando a faísca cai sobre o tecido carbonizado a chance de que ele já acenda é muito grande. Imagine preparar um ninho de pássaro para iniciar o fogo e ter que acendê-lo diretamente com uma pederneira, isso é possível, porém com a utilização do tecido carbonizado a quantidade de faíscas que você precisará “gastar” será bem menor.
Se for utilizada uma pederneira, a faísca gerada acende o tecido carbonizado e então esse tecido é utilizado para acender uma outra mecha pré-preparada (ninho de pássaro, por exemplo).

MATERIAL

Latinha de balas: A latinha deve ser metálica pois irá ao fogo e também deve ficar bem vedada quando fechada. 
Tecido: Pegue um tecido 100% algodão. Pode ser toalha, camiseta, calça, lona, etc. Procure por tecidos mais grossos, pois quando o tecido ficar carbonizado ele fica mais resistente. Se for tecido muito fino ele se desfaz com muita facilidade quando carbonizado.

MÉTODO

Faça um pequeno furo (diâmetro de um fósforo) no centro da tampa da latinha. Pode ser utilizado um prego para isso. Cuidado com rebarbas do furo que podem machucar.
Esse furo central será por onde a fumaça proveniente da queima do tecido irá sair. Digamos que seja a “chaminé” da latinha. Como a latinha é toda selada e tem somente esse furo, a quantidade de oxigênio no interior da latinha é bastante limitado o que evita que o tecido entre em chamas e sim somente se carbonize.


Agora recorte o tecido em vários pedaços de forma que que caibam dentro da lata em várias camadas sobrepostas. O formato do corte do tecido não importa, pode ser quadrado, retangular, elíptico ou circular.




Neste caso cortei no formato da latinha (circunferência). Não corte tecidos muito pequeno pois depois dificultam para manuseio durante o uso.





Feche a latinha e coloque-a diretamente sobre a chama do fogo, neste caso utilizei um liquinho mesmo.






Você irá perceber que começará a sair fumaça e fogo pelo furo da tampa da latinha. Logo depois o fogo não sai mais pelo furo e somente fumaça, mantenha no fogo.




No momento em que a fumaça parar de sair pelo furo, desligue o fogo e tampe o orifício para não permitir mais a entrada de oxigênio. Pode ser utilizado um palito de fósforo mesmo para tampar o orifício. Não abra a lata até que ela esteja fria.


Abra a lata após esfriar e você pode perceber que todos os tecidos estão pretos e prontos para o uso. Se por acaso eles não ficarem pretos (somente marrom), provavelmente você tirou a latinha do fogo antes da hora. O processo de queima normalmente leva  4 ou 5 minutos, mas isso também depende do tamanho da chama que a latinha está exposta (eu utilizo fogo alto), do tamanho da lata, do tamanho do furo feito na tampa e da quantidade de tecido.



Para a geração de faíscas foi utilizada uma pederneira. Você irá notar que uma simples faísca já é suficiente para acender o tecido carbonizado.





Na imagem ao lado o tecido carbonizado em brasas após faíscas da pederneira terem sido lançadas sobre ele.





4 comentários :

  1. Muito bom artigo.
    Gosto bastante de usar esta técnica com o Striker e pedra (flint and steel) para acender o fogo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado!
    Um artigo que todo iniciante deveria ler e tentar fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa !

      É verdade, uma técnica muito eficaz...
      Obrigado por vir prestigiar o blog.

      grande abraço

      Excluir