terça-feira, 11 de março de 2014

Triângulo do Fogo

Nesta postagem será tratado de maneira breve o chamado "Triângulo do Fogo". 


O fogo é algo que está intimamente ligada ao Bushcraft e parece um assunto bastante simples e até óbvio, mas muitas vezes quando estamos acendendo um fogo acabamos por negligenciar algum dos três elementos necessários para se conseguir o fogo. Fazer uma fogueira para quem já está habituado a isso é algo bastante simples, mas para alguém que nunca tentou, com certeza será um grande desafio na primeira tentativa. 
O fogo é uma prioridade independente da estação do ano. O fogo além de toda utilidade que possui também faz bem ao emocional da pessoa. Se alguém já passou uma noite sozinho no mato sabe que o fogo é como se tivesse uma outra pessoa como companhia, traz um bem estar e uma certa segurança.
Uma boa maneira de entender o que está acontecendo quando se acende e mantém o fogo é o triângulo do fogo.

O TRIÂNGULO DO FOGO

O triângulo do fogo é uma simples representação do equilíbrio entre os três elementos necessários para a existência do fogo. Cada lado do triângulo representa um desses elementos e se algum deles for negligenciado certamente não haverá fogo. Os três elementos são calor (energia inicial que provoque calor - centelha), combustível (sólido, líquido ou gasoso) e o comburante (neste caso o oxigênio). Esses três elementos devem se combinar na correta proporção para que resulte no fogo.
Saber as proporções corretas de cada elemento é algo que a pessoa aprende por tentativa e erro (empiricamente), mas é bom conhecer um pouco da teoria e ter em mente que os três elementos são necessários para se obter o fogo. Muitas vezes na hora do aperto esquecemos de algo tão simples, e uma figura como esta pode nos colocar nos trilhos novamente...


4 comentários :

  1. Guri ótimo post sucinto e vai diretamente ao ponto da questão, tenho um primo que é bombeiro e na minha empresa uma vez por ano temos treinamento de como manusear extintores e recebemos um aula sobre o triângulo do fogo. Da próxima pretendo filmar os trabalhos e a explicação e postar no site (www.bushcraftbr.com.br) e aqui no seu blog. Um abraço pra ti vivente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bianchini, obrigado pela visita e pelas palavras. Fique a vontade a hora que quiser o blog está aberto !

      grande abraço

      Excluir
  2. Tríade inerente ao fogo, na falta ou deficiência de um, compromete o resultado final. Não há como fugir disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Achei importante colocar um post sobre isso pq muitas vezes na hora do aperto acabamos por negligenciar certas coisas.

      Obrigado pelo comentário.

      abraço

      Excluir