quinta-feira, 27 de março de 2014

"Try Stick"

Nesta postagem será abordado sobre o "Trystick" que poderia ser traduzido com uma "Vara de treinamento" que serve para colocar em prática as habilidades de entalhes em madeira com uma faca.

Materiais utilizados: Galho de Pinus verde, Faca Mora Triflex (descascar galho) e Puukko pequena (fazer entalhes).


MORS KOCHANSKI

O criador dessa técnica de treinamento é um mestre canadense de Bushcraft, o sr. Mors Kochanski. 

PARA QUE ISSO ?

Como já foi dito o trystick serve para podermos praticar as habilidades com a faca fazendo entalhes em um vara de madeira. Os entalhes feitos na vara são entalhes comumente utilizados na prática do Bushcraft. 

FACA


Não é necessário nenhuma faca especial para poder fazer um trystick, basta que seja uma faca bem afiada (preferencialmente afiação com perfil scandinavo) de pequeno porte.


MADEIRA

Com relação a madeira da vara, dê preferência para madeiras macias, lisas e sem (ou poucos) nós. Uma ótima opção e bem comum aqui no Brasil (pelo menos aqui no Sul) é a madeira de Pinus, mas existem diversas outras madeiras que são excelentes para esse trabalho.






ENTALHES

Abaixo os entalhes feitos no galho de Pinus. Esses entalhes são os mais importantes e conhecidos e abrangem um vasta gama de utilizações.



1) O primeiro entalhe é o "Trimmed end" (Extremidade aparada) e, é feito retirando os cantos com a faca em um ângulo aproximado de 45 graus. Serve para dar acabamento na madeira, evitando os cantos vivos (farpas).



2) O segundo entalhe feito na vara é o "Hole through stick" (Furo através da vara). Primeiramente é necessário diminuir a seção dos dois lados opostos da vara, conforme mostra a imagem.









Agora com a ponta da faca faça um pequeno quadrado no centro da cavidade de ambos os lados e vá retirando com a ponta da faca o miolo desse quadrado até que esse seja formado.
















Esse tipo de entalhe pode ser bastante útil em situações como, por exemplo, para amarrar a corda ao arco no método de fogo por fricção arco e broca (bow drill), para fazer armadilhas para pássaros (armadilha dos índios Ojibway), etc.



3) O terceiro entalhe é o chamado "V-notch" (Entalhe em V). É um entalhe bastante simples e é feito com ângulos de 45 graus em lados opostos (ou se preferir 45 e 135 graus), conforme mostra a imagem ao lado.




4) O quarto entalhe é o "Round reduction notch" (Entalhe de redução redonda), ou seja, é um estreitamento feito no diâmetro da vara. É mais frequentemente utilizado como o eixo de uma dobradiça, sendo normalmente usado em conjunto com o entalhe "Saddle notch".

























5) O quinto entalhe é conhecido como "Wedge notch" (Entalhe em cunha) e pode ser visto nas imagens ao lado. Pode ser utilizado nas estacas de fixação ao solo como ranhura para prender a corda.



















6) O sexto entalhe é o "Latch notch" (Entalhe de trava) ou "90 degrees notch" (Entalhe de 90 graus). Esse tipo de entalhe é bastante simples de ser feito e é usado nas estacas de fixação no solo como ranhura para prender a corda ou como gatilho em vários tipos de armadilhas.






















7) O sétimo entalhe é conhecido como "Straight notch" (Entalhe reto) e pode ser utilizado na fabricação do serrote mateiro para o encaixe do braço de apoio. Também pode ser usado como gatilho para armadilhas primitivas, por exemplo, a figura de 4.






























8) O oitavo entalhe é o chamado "Cross notch" (Entalhe em cruz) ou "Butterfly notch" (Entalhe borboleta). Parece ser um entalhe complicado, mas na verdade é um entalhe bem simples de fazer.
Com o auxílio da faca faça dois cortes em forma de "X", conforme mostra a imagem.

Em seguida, com a ponta da faca retire as "asas" laterais conforme mostra a imagem. Este entalhe pode ser aplicado em várias situações, uma delas é na junção de duas varas de madeira perpendicularmente, onde um entalhe se encaixa perfeitamente no outro não necessitando de grande quantidade de corda na amarração, pois a própria junção dos entalhes já garante uma boa fixação.
























9) O nono entalhe é o "Dovetail" (Entalhe de encaixe) e é um pouco mais trabalhoso caso a faca não esteja bem afiada devido ao ângulo das paredes. Mas pode ser interessante praticar este entalhe com a faca, sem pressa.




Esse entalhe é bastante versátil e pode ser usado para diversas aplicações que necessite de junções, como fazer uma estrutura de mochila em madeira, fazer uma cadeira, uma mesa, etc. Se o entalhe for bem feito (justo) muitas vezes não é necessário utilizar corda para amarrar ambas as partes.



10) O décimo entalhe é o "Square notch" (Entalhe quadrado) ou "Angled reduction notch" (Entalhe de redução angular). Ele é mais utilizado para fins decorativos, mas também pode ser utilizado como parte das armadilhas primitivas, como no gatilho da figura de 4 .


























11) O décimo-primeiro entalhe é o chamado "Saddle notch" (Entalhe de Sela - o formato é parecido com uma sela de cavalo). Ele é utilizado na construção da estrutura de mochilas em conjunto com o entalhe "Round reduction notch". A largura do entalhe deve ser a mesma do diâmetro da vara de encaixe e o diâmetro do entalhe deve ser o raio da vara de encaixe.













12) O décimo-segundo entalhe é o "Whistle notch" (Entalhe de apito) e como o nome diz é utilizado para a fabricação do apito mateiro. Veja o artigo Apito Mateiro - 01 e Apito Mateiro - 02.











13) O décimo-terceiro entalhe é o "Stretched round notch" (Entalhe redondo esticado). Este entalhe pode ser utilizado como para de apoio de outro tronco evitando que este escorregue como, na construção de uma estrutura de madeira para a mochila, por exemplo. Esse entalhe também é feito quando se deseja fazer o entalhe "Hole through stick".








14) O décimo-quarto entalhe é o "Pot hook notch" (Entalhe de gancho para panela). Este entalhe é utilizado para pendurar a alça da panela sobre a fogueira.



















Apresentação dos Entalhes - Try Stick



Fonte adaptada: o esboço dos tipos de entalhe foi retirado do 

blog http://trailtraveller.blogspot.com.br/

Um comentário :

  1. Gostaria de saber se você poderia me enviar este arquivo em pdf para que pudesse apresenta-lo aos meus escoteiros.
    Obrigado.
    chefe-charleaux@uol.com.br

    ResponderExcluir